top of page

APTO R&D

LAR ESPELHO

arquitetônico + arquitetura de interiores       

Status do Projeto – Finalizado

Metragem – 215 m²                           |     Ano –  2020 - 2022

Local – Cascavel, Paraná

Equipe – Sciliane Sauberlich, Simone Ribeiro, Ana Omori

Um apartamento para uma família em que a palavra-chave foi de fato a integração de ambientes. Um grande espaço aberto que desde o projeto arquitetônico foi idealizado para se tornar um lugar onde os verbos abrigar, viver, compartilhar e receber fossem a característica principal do novo lar.

Teve-se a oportunidade de projetar o edifício onde mais tarde abrigaria duas irmãs e suas respectivas famílias (aqui você pode conhecer a história do outro apartamento) e embora a planta baixa seja praticamente a mesma, os usos e ocupações bem como as características e anseios são totalmente diferentes. Prova-se que arquitetura tendo os usuários que ali vão viver como fonte de inspiração, proporcionam projetos com características únicas.

Rafaela.gif
001.jpg

O ponto de partida para o projeto de interiores foi a definição dos espaços e seus usos: o apartamento abre-se para a sala de estar junto aos demais ambientes sociais que apresentam materiais naturais como o couro, madeira, pedra e o cimento. Esses materiais conversam com as características dos moradores que tem familiaridade e gosto pelas casas de campo.

Atrás da sala de estar separado apenas por um conjunto de serralheria espelhada tem-se a sala de jantar e um espaço mais intimista de living com apoio do bar e uma estante amadeirada abrigando vinhos e champanheira esculpida em pedra. Aqui a família pode ter o momento de receber e compartilhar memórias, mas também um momento de relaxamento.

0.jpg

E por falar em receber, a cozinha do apartamento se desenvolve através do layout linear, onde a ilha com as cadeiras baixas fazem a separação entre cozinha e sala de estar. O contraste do cinza com os armários aéreos é refletida através da leveza dos vidros e da iluminação, fazendo ela “flutuar” pelo ambiente.

A paleta de cores do apartamento embora em tons de cinza, casa-se com o amadeirado trazendo o conforto e aconchego aos ambientes. Os tapetes junto as cortinas fazem a vez de vestir a casa e proporcionar o aconchego que o cinza afasta.

013.jpg

Contextualizando o início deste texto, pede-se uma licença poética: particularmente gosta-se de brincar com os termos espaço e lugar, onde define-se  e s p a ç o  como um local sem uso, sem definição, uma tela em branco. E lugar como um espaço que posteriormente teve um propósito, significado e deu-se de fato um uso.

 

Afinal é disso que se trata a arquitetura deste projeto e outros que se idealizam: transformar espaços em lugares habitáveis, passíveis de criar memórias afetivas, abrigar as pessoas daquela família as quais viverão e compartilharão histórias ao receber amigos e familiares na nova morada.

bottom of page